09 agosto 2009

Comunidades Neocatecumenais na Paróquia N. Sra. da Piedade

O Caminho Neocatecumenal teve início em 1964 entre os favelados de Palomeras Altas, em Madrid, por iniciativa do Sr. Francisco (Kiko) Argüello e da Srta. Carmen Hernández, que, a pedido daqueles mesmos pobres com quem viviam, começaram a anunciar-lhe o Evangelho de Jesus Cristo. Com o passar do tempo este Kérigma concretizou-se numa síntese catequética, fundada no tripé “Palavra de Deus-Liturgia-Comunidade”, que procura conduzir as pessoas a uma comunhão fraterna e a uma fé adulta.
O Caminho Neocatecumenal põe-se a serviço dos bispos e dos párocos como itinerário de redescobrimento do Batismo e de educação permanente na fé, proposto aos fiéis que desejam reavivar em sua vida a riqueza da iniciação cristã, percorrendo este caminho de conversão e de catequese. Como escreveu o Santo Padre, João Paulo II, em tal processo uma ajuda importante pode ser dada também por <> (Christifideles laici, n.61)
O caminho – cujo itinerário é vivido nas paróquias, em pequenas comunidades constituídas por pessoas de diversa idade e condição social – tem o objetivo último de levar gradualmente os fiéis à intimidade com Jesus Cristo e de fazê-los sujeitos ativos na Igreja e testemunhas credíveis da Boa Notícia do Salvador em toda parte. O Caminho Neocatecumenal é ademais um instrumento para a iniciação cristã dos adultos que se preparam para receber o Batismo.
Por diversas vezes e de diversos modos o Santo Padre dirigiu-se ao Caminho Neocatecumenal para sublinhar a abundância de frutos de radicalismo evangélico e de extraordinário impulso missionário que esse produz na vida dos fiéis leigos, nas famílias, nas comunidades paroquiais, e a riqueza das vocações surgidas para a vida sacerdotal e religiosa, revelando-se como um itinerário de formação católica, válida para a sociedade e para os tempos de hoje (AAS 82 [1990] 1513-1515).
Esse itinerário de formação católica deu inicio em nossa paróquia com a primeira comunidade que se formou com 56 irmãos no primeiro domingo do Advento do ano de 1990, a pedido do então pároco Pe. Félix Xavier da Silveira, e do Vigário Paroquial Pe. Venilton Calheiros, evangelizada pelos catequistas da Catedral N. Sra. do Desterro, acompanhada pelo então pároco Pe. Marcílio, no início foi difícil pois tudo era novo para nós, a forma de celebrar a Eucaristia, a celebração da Palavra toda semana, um contato mais íntimo com a Palavra de Deus, algo que até então era inédito na Igreja para a maioria dos irmãos, mas em seguida vieram outras catequeses em 1991, 1992, 1996, 1999, a partir do ano de 2001, as comunidades formadas, foram evangelizadas já pela equipe da comunidade 1, colhendo se assim os frutos da evangelização iniciada no ano de 1990. Hoje a paróquia conta com 6 comunidades com um número aproximado de 200 irmãos, e muitos deles engajados nas várias pastorais e serviços da paróquia.
O Caminho Neocatecumenal é oferecido, portanto, como instrumento apto para ajudar a paróquia a realizar cada vez, mais a missão eclesial de ser sal, luz e fermento do mundo, e a resplandecer perante os homens como Corpo visível de Jesus Cristo ressuscitado, sacramento universal de salvação. (Estatuto Art. 16 § 3.)

Um comentário:

André disse...

Nossa, esta página ficou massa, vai bombar!!!