11 agosto 2009

Logo JMJ Madrid - 2011


Nesta quinta-feira, 30 de julho de 2009, foi divulgado o logo que representará a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ2011), programada para Madri, de 16 a 21 de agosto de 2011.

Seu autor José Gil-Nogués, desenhista gráfico espanhol, explicou que o fundo do desenho simboliza “jovens de todo o mundo que se unem para celebrar sua fé junto ao Papa, ao pé da Cruz, e formam a coroa de Nossa Senhora de Almudena, patrona de Madri”.
Na coroa, continua dizendo o criador, destaca o “m” de Maria, também inicial de Madri, lugar do encontro.

A Cruz, sinal do cristão, preside o encontro do Papa com os jovens, que fazem visível com seu testemunho o tema da JMJ: “arraigados e edificados em Cristo, firmes na fé”.

A mensagem do logo, acrescenta, “é uma catequese, uma oportunidade de evangelização: o caminho rápido e seguro para chegar a Cristo é a Virgem Maria, Mãe de Deus e dos homens. Os jovens têm, na fé de Maria, o exemplo e o modelo para chegar a Cristo e cumprir a finalidade prioritária da JMJ: dar a conhecer ao mundo sua mensagem”.

Sobre a forma, o desenhista esclareceu que “o símbolo possui um traço espontâneo e firme, como a juventude do século XXI. É próximo, afável, aberto. Alegre, descontraído e positivo”.

“O uso de uma paleta de cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) transmite um calor inconfundível, sinal de identidade de uma cidade como Madri, de um país como Espanha. Estas cores são reflexo também do ‘calor divino’, do Amor trinitário”, declara.

O logo foi escolhido através de um concurso restrito a desenhistas gráficos profissionais.

José Gil-Nogués (Valência, 1971), jornalista e desenhista, recebeu numerosos prêmios e seu trabalho foi publicado e exposto nos cinco continentes.

Apoio das autoridades nacionais e locais
Dom César Franco, bispo auxiliar de Madri e coordenador geral da preparação da JMJ, explicou na coletiva de imprensa de apresentação que “A JMJ Madri 2011 conta com o apoio completo do governo da Espanha, da Comunidade de Madri e da Prefeitura da capital, que ofereceram a colaboração pública para este evento, que atrairá para Madri e Espanha muitos jovens de todo o mundo”.

Prevê-se uma participação entre um milhão e meio e dois milhões de pessoas, entre 18 e 29 anos, de quase todos os países do planeta.

Novos caminhos de comunicação
Santiago de la Cierva, diretor de comunicação da JMJ, assinalou que a base para a organização e a comunicação será a página web e as redes sociais, que são o melhor caminho para chegar aos jovens.

Fonte: www.zenit.org

Nenhum comentário: